O seu navegador está desatualizado :(

Acesse com um navegador moderno para usar o CoteiBem sem problemas. Saiba mais

×

Quer cotar Jardinagem e paisagismo em São Paulo?

Compare orçamentos de jardinagem e paisagismo e faça o melhor negócio para o seu condomínio!

Cote com múltiplos fornecedores

É grátis e seguro!

Fornecedores adicionados no pedido da cotação

Grupo Souza Lima

O Grupo Souza Lima se destaca por ser uma empresa de excelência em integrar soluções completas e otimizadas em segurança e terceirização de serviços, com qualidade que garante a tranquilidade necessária, liberando os condomínios para darem foco em outras demandas administrativas mais complexas. Segurança Patrimonial, Segurança Eletrônica, Escolta Armada, Monitoramento 24 horas, Portaria, Recepção, Limpeza e outros Serviços de Facilities são algumas das soluções oferecidas pelo Grupo Souza Lima. - Segurança Patrimonial - Segurança Eletrônica - Portaria e Controle de Acesso - Escolta Armada - Recepção e Atendimento - Limpeza e Conservação - Manutenção e Reparos - Monitoramento Eletrônico - Proteção e Combate a Incêndios - Serviços Gerais e Facilities

inove manutenção e serviço eireli

Águia Serviços Especializados

Os jardins do condomínio são áreas importantes que requerem atenção e cuidado porque valorizam o patrimônio do ponto de vista estético; favorecem convívio, recreação e contemplação aos moradores e elevam a qualidade de vida da comunidade por proporcionar contato com a natureza.

Por que fazer manutenção de jardins em um condomínio?

Há várias razões para se fazer manutenção dos jardins:

  • Manter a área sempre bem conservada e agradável para o convívio e o lazer dos condôminos
  • Conservar a valorização patrimonial
  • Preservar a estrutura, o solo e as plantas do jardim
  • Economizar para os cofres do condomínio, pois é muito mais barata a manutenção do que refazer um jardim inteiro

Com qual periodicidade se deve fazer manutenção de jardins?

Depende do tipo, da extensão e das necessidades apresentadas pelo jardim. Adubagem pode ser feita a cada 3-4 meses, por exemplo. Jardins com muitas flores ou plantas ornamentais talvez demandem manutenção mensal. Isso deve ser avaliado por um especialista.

Que tipo de plantas, flores ou árvores devo ter no jardim do meu condomínio?

Tudo vai depender das características, tamanho e localização do espaço disponível; do estilo arquitetônico do empreendimento e do fôlego financeiro do condomínio. Por exemplo, para aqueles que não querem muito gasto com manutenção, devem se atentar para plantas mais perenes, que não demandem reposições frequentes. Se as jardineiras ficam sobre lajes de garagem subterrânea, deve haver um cuidado maior na seleção de espécies que não tenham raízes que danifiquem a infraestrutura e o sistema de impermeabilização. A escolha das plantas deve levar em consideração, também se há muita ou pouca incidência de sol nas áreas,entre outras diversas questões.

Qual é a época mais adequada para fazer um novo paisagismo ou manutenção dos jardins do condomínio?

A primavera traz algumas vantagens com a chegada das chuvas, porém, o Brasil é um país tropical, onde as estações não são bem definidas e por isso há plantas florescendo em qualquer época do ano. Poda de limpeza pode ser feita na primavera, enquanto a poda de crescimento é recomendada mais para o final do verão e o início de inverno, época em que também deve haver maior cuidado com a grama, cobrindo-a com substrato para manter a umidade e fortalecer o sistema radicular. Ou seja, sempre é tempo de fazer manutenção do jardim.

O que perguntar para um fornecedor durante a cotação?

  • Há quanto tempo a empresa está no mercado atendendo condomínios?
  • A equipe de profissionais inclui arquiteto paisagista, paisagista, engenheiro agrônomo, agrônomo e/ou calculista?
  • A empresa entrega o projeto paisagístico?
  • Pedir descritivo do escopo de trabalho e checar o cumprimento de normas nacionais, leis e decretos locais. Há legislações ambientais que devem ser atendidas, por exemplo, em caso de necessidade de remanejamento de árvores.
  • Prazo de execução do serviço.
  • Qual a forma de pagamento? Sempre condicionar o pagamento da última parcela junto ou depois da entrega da obra.
  • Fornecer como referência pelo menos 3 condomínios com contato dos síndicos / administradoras que tenham sido atendidos nos últimos 6 meses.

Dicas

  • Se os jardins ficam dentro de floreiras impermeabilizadas, inclua a renovação do paisagismo junto com a nova impermeabilização no cronograma de manutenção preventiva, já que aquele serviço está atrelado a este e o custo precisa ser previsto com antecedência também.
  • Se o seu condomínio não dispõe de verba mensal para manutenção do jardim, quando fizer o paisagismo, considere colocar mais plantas com folhagens coloridas do que flores, que demandam alta manutenção, portanto gasto mais frequente, seja com funcionário dedicado ou empresa contratada.
  • Quando fizer um novo paisagismo ou a renovação do jardim, avalie incluir no contrato firmado com o fornecedor manutenção por 2 meses para que haja acompanhamento das plantas para fazer possíveis substituições e/ou reposições de plantas que não “vingarem”. É normal que até 20% não “peguem” no novo jardim.

Faça perguntas para fornecedores e usuários ativos do SíndicoNet, é grátis! As respostas costumam ser rápidas e a sua participação ajuda a tornar a vida condominial mais fácil.

Quer fazer perguntas para nossos fornecedores?

Pergunte no SíndicoNet

Você é um fornecedor?

Economize tempo e aumente suas vendas atendendo a pedidos de síndicos e administradores prediais.

Cadastre seus serviços