O seu navegador está desatualizado :(

Acesse com um navegador moderno para usar o CoteiBem sem problemas. Saiba mais

×

Quer cotar Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) em Minas Gerais?

Cote com fornecedores avaliados e faça o melhor negócio para o seu condomínio!

Fornecedores adicionados no pedido da cotação

Águiatech Engenharia

A ÁGUIATECH oferece os seguintes serviços: Elaboração de projetos de prevenção e combate a incêndio - Pré - vistoria - Laudo Técnico para Renovação do AVCB - Assessoria na manutenção do sistema segurança contra incêndio e pânico em conformidade ao respectivo projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros - Em parceria com empresas especializada em montagem de sistemas de combate a incêndio e obras de adequação, fazemos todo o Gerenciamento das atividades - Na ausência do projeto de arquitetura, realizamos também a execução do mesmo, para posterior realização do projeto de prevenção e combate a incêndio

Eng. Civil Eldiléia Cardoso

Laudos de Vistoria e Reformas (cf. NBR 16280), Vistorias, Inspeções Prediais, Laudos Técnicos. - Projetos e cálculos estruturais - Gestão de obras novas e reformas - Laudo técnicos para pequenas reformas (cf. ABNT NBR 16.280) - Inspeções e vistorias prediais - Design de Interiores

JK Projetos & Consultoria LTDA

Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico; Projeto Técnico (PT); Projeto Técnico Simplificado (PTS); Instalação e Execução do Sistema Preventivo Contra Incêndio; Laudo Técnico para Prefeituras; Renovação do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros); Certificado de Funcionamento Provisório; Declaração de Dispensa de Licenciamento; Pré - vistoria para liberação do AVCB;

Incêndio Zero

Elaboração de projetos contra incêndio, material e mão de obra na instalação de hidrantes, luminárias de emergência, detecção e alarme de incêndio, corrimãos, guarda corpos, eletrobomba de incêndio, sinalização de emergência, rota de fuga, sprinklers, extintores, renovação de AVCB e laudos técnicos contra incêndio, dentre outros. - Hidrantes: abrigos, mangueiras, chaves, adaptadores, esguichos, bem como toda a tubulação, conexões, registros e válvulas, além da caixa d'água para o incêndio - RTI (Reservatório Técnico de Incêndio) - Iluminação de emergência: luminárias simples e de longo alcance, de bloco autônomo ou centralizadas, infraestrutura com eletro dutos ou canaletas, conduletes, tomadas... - Detecção e alarme de incêndio: central de alarme convencional (analógica) ou endereçável (digital), acionadores manuais de alarme (botoeiras), sirene bitonal ou audiovisual, cabeamentos e infraestrutura - Guarda corpo e corrimãos: fabricação em aço carbono pintado de corrimãos e guarda corpos, bem como em alumínio e aço inox, em áreas internas e externas, de acordo com a legislação estadual - Eletrobomba de incêndio: fornecimento e instalação do conjunto da bomba de incêndio com a eletrobomba, cilindro de pressão, manômetro, pressostato, quadro elétrico de comando e demais acessórios - Sinalização de emergência: fornecimento e instalação das placas de indicação dos equipamentos e de rota de fuga, em toda a edificação - Sprinklers (chuveiros automáticos): instalação dos pontos de sprinklers, com a toda a tubulação, conexões, registros e válvulas, VGA e demais acessórios de tal sistema - Extintores: fornecimento e instalação dos extintores de todos os tipos e tamanhos, bem como manutenção e recarga destes e testes hidrostáticos nas mangueiras dos hidrantes - Projetos contra incêndio e SPDA (para - raios): elaboração e entrada no corpo de bombeiros, entregando o projeto aprovado e em condições de ser executado, tanto o contra incêndio quanto o de SPDA - AVCB e Laudos técnicos: aquisição e renovação de AVCB (auto de vistoria do corpo de bombeiros - documento que comprova a regularização da edificação junto ao órgão fiscalizador)

O que é AVCB?

O AVCB, ou similar, é o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros local atestando que a edificação está em conformidade às normas, regras e leis de segurança, prevenção e combate a incêndios. A emissão do AVCB é feita após realização de vistoria pela corporação, que pode ser feita a pedido do condomínio, por denúncia ou vistoria “surpresa”.

Para que serve o AVCB?

O AVCB é obrigatório. Em uma fiscalização, o condomínio poderá ser multado se o documento estiver vencido. O AVCB traz a segurança para síndico, moradores, funcionários e visitantes, caso haja uma ocorrência, de que o condomínio possui um sistema eficaz de combate a incêndio.

Por que os condomínios devem ter o AVCB?

Por diversas razões:

  • Para estar em conformidade com as regras
  • Para não levar multa dos órgãos fiscalizadores, que podem ultrapassar R$ 200 mil.
  • Para proteger vidas e o patrimônio, já que com o sistema de combate a incêndio em dia, em uma ocorrência, haverá todos os elementos para evacuar o prédio rapidamente, controlar a situação e extinguir o fogo
  • Garantia de recebimento do seguro em caso de incêndio. Sem AVCB, a seguradora poderá negar o pagamento e os danos financeiros serem gigantescos.
  • Síndico responde civil e criminalmente pelo condomínio e terá que arcar com as consequências pela irregularidade em caso de algo mais grave, como a morte de alguém.

Com qual periodicidade o AVCB precisa ser renovado?

Também vai variar de um estado para outro. Em São Paulo, os AVCBs emitidos em 2019 estão com prazo de vencimento de 5 anos para condomínios residenciais e 3 anos para os comerciais. Minas Gerais e Rio de Janeiro, a periodicidade é de 3 anos. Em Santa Catarina, o condomínio pode solicitar a vistoria anualmente.

Um condomínio sem AVCB sofre alguma penalidade?

Sim. Em uma ação de fiscalização do Corpo de Bombeiros, o condomínio sem AVCB ou com o documento vencido receberá uma notificação com um prazo para corrigir as eventuais não conformidades dos seus itens de segurança. A multa pode ultrapassar R$ 200 mil.

Quais itens são exigidos para se obter o AVCB?

O que perguntar para um fornecedor durante a cotação?

  • Há quanto tempo a empresa está no mercado?
  • Qual a qualificação dos profissionais responsáveis pela elaboração do projeto ou renovação do AVCB?
  • Pedir descritivo do escopo de trabalho e checar o cumprimento de normas nacionais, leis e decretos locais.
  • Prazo de execução do serviço.
  • Qual a forma de pagamento?
  • Fornecer como referência pelo menos 3 condomínios com contato dos síndicos / administradoras que tenham sido atendidos nos últimos 6 meses.

Dica

Se o seu condomínio não tiver o projeto de AVCB, geralmente elaborado quando o condomínio é construído mas muitas vezes se perde com o passar do tempo, o primeiro passo rumo à obtenção do AVCB é contratar uma empresa que elabore o projeto.

Faça perguntas para fornecedores e usuários ativos do SíndicoNet, é grátis! As respostas costumam ser rápidas e a sua participação ajuda a tornar a vida condominial mais fácil.

Quer fazer perguntas para nossos fornecedores?

Pergunte no SíndicoNet

Você é um fornecedor?

Economize tempo e aumente suas vendas atendendo a pedidos de síndicos e administradores prediais.

Cadastre seus serviços