Fornecemos uma boa variedade de serviços, como Individualização de Água, Construções, Reformas em Geral, impermeabilizações, entre outros.
Fornecemos uma boa variedade de serviços, como Individualização de Água, Construções, Reformas em Geral, impermeabilizações, entre outros.
Na maior parte dos condomínios, a leitura do consumo de água é realizada por uma concessionária que faz a medição do prédio como todo . Dessa forma, o valor total é dividido entre os moradores e pago de uma vez só pelo condomínio.
A partir de hidrômetros, a medição individualizada calcula o volume de água consumido em cada apartamento. Isso significa que cada unidade vai pagar somente pelo que usar.
É uma maneira mais justa de cobrança, além de ser ecologicamente mais correto.
Em 2016, o presidente Michel Temer sancionou a lei n° 13.312 que torna obrigatório que, a partir de 2021, todos os condomínios novos sejam entregues prontos para a medição individual da água.
Dessa maneira, os edifícios antigos não são obrigados a fazer o serviço, mas é uma obra útil que deve ser estudada.
Além disso, as instalações do hidrômetros devem seguir a ABNT 15.806/2010 - Sistemas de medição predial remota e centralizada de consumo de água e gás.
Independente da tecnologia escolhida, o condomínio terá que pagar mensalmente por uma taxa de gestão de consumos individuais (geração de relatórios).
A medição do consumo de água pode ser feita remotamente ou in loco. Quando ocorre in loco, um funcionário faz a leitura de todos os medidores.
O mais indicado é optar por uma empresa que faça a medição de forma remota e automatizada, pois evita erros humanos.
Os serviços mais modernos, na maioria das vezes, envolve pouca interação humana: o próprio sistema envia os dados de consumo para a empresa que, assim, gera os dados para a cobrança do consumo. A administradora recebe esses dados e os repassa às unidades respectivas, no boleto condominial.
Em condomínios recém-entregues, o ideal é esperar para que pelo menos mais da metade dos moradores já estejam morando no local, pois a instalação envolve alto investimento.
Veja mais informações sobre Como é feita Individualização de Água em Condomínios
Confira os tipos de sistema de individualização de água para condomínios.
Obs.: Como a individualização de água é uma benfeitoria de custo elevado, o síndico deverá ter aprovação em assembleia. Não há um consenso entre os especialistas sobre o quórum específico para essa obra, já que ela pode ser considerada como “útil” e “necessária”. *
Checagem geral:
Checagem técnica:
Faça perguntas para fornecedores e usuários ativos do SíndicoNet, é grátis! As respostas costumam ser rápidas e a sua participação ajuda a tornar a vida condominial mais fácil.
Pergunte no Conviver