Individualização de água em Nerópolis - GO

Cote com fornecedores avaliados e faça o melhor negócio para o seu condomínio!

Fornecemos uma boa variedade de serviços, como Individualização de Água, Construções, Reformas em Geral, impermeabilizações, entre outros.

3.5

(2 opiniões)

Progresso sem participação

Este fornecedor ainda não tem índice de participação

Saiba mais sobre Individualização de água em Nerópolis - GO

Na maior parte dos condomínios, a leitura do consumo de água é realizada por uma concessionária que faz a medição do prédio como todo . Dessa forma, o valor total é dividido entre os moradores e pago de uma vez só pelo condomínio.

A partir de hidrômetros, a medição individualizada calcula o volume de água consumido em cada apartamento. Isso significa que cada unidade vai pagar somente pelo que usar.

É uma maneira mais justa de cobrança, além de ser ecologicamente mais correto.

Obrigatoriedade de hidrômetros individuais em novos condomínios

Em 2016, o presidente Michel Temer sancionou a lei n° 13.312 que torna obrigatório que, a partir de 2021, todos os condomínios novos sejam entregues prontos para a medição individual da água.

Dessa maneira, os edifícios antigos não são obrigados a fazer o serviço, mas é uma obra útil que deve ser estudada.

Além disso, as instalações do hidrômetros devem seguir a ABNT 15.806/2010 - Sistemas de medição predial remota e centralizada de consumo de água e gás.

Como funciona a medição de água em condomínios

Independente da tecnologia escolhida, o condomínio terá que pagar mensalmente por uma taxa de gestão de consumos individuais (geração de relatórios).

A medição do consumo de água pode ser feita remotamente ou in loco. Quando ocorre in loco, um funcionário faz a leitura de todos os medidores.

O mais indicado é optar por uma empresa que faça a medição de forma remota e automatizada, pois evita erros humanos.

Os serviços mais modernos, na maioria das vezes, envolve pouca interação humana: o próprio sistema envia os dados de consumo para a empresa que, assim, gera os dados para a cobrança do consumo. A administradora recebe esses dados e os repassa às unidades respectivas, no boleto condominial.

Em condomínios recém-entregues, o ideal é esperar para que pelo menos mais da metade dos moradores já estejam morando no local, pois a instalação envolve alto investimento.

Veja mais informações sobre Como é feita Individualização de Água em Condomínios

Por que é importante individualizar a água em condomínios?

  • Cobrança justa
  • Conscientização do consumo (e com isso, sustentável também)
  • Detecção de vazamentos facilitada (acompanhamento mensal identifica aumentos)
  • Valorização do patrimônio
  • Gestão da conta de água fica a cargo da empresa contrata, liberando o síndico de mais uma tarefa

Confira os tipos de sistema de individualização de água para condomínios.

Obs.: Como a individualização de água é uma benfeitoria de custo elevado, o síndico deverá ter aprovação em assembleia. Não há um consenso entre os especialistas sobre o quórum específico para essa obra, já que ela pode ser considerada como “útil” e “necessária”. *

O que analisar na cotação com empresa de individualização de hidrômetros

Checagem geral:

  • Verifique possíveis reclamações em sites como ReclameAqui
  • Solicite referências de outros condomínios
  • Após escolher a empresa, analise o contrato social e faça buscas em cartórios de registros de títulos, bem como no Serasa e no SPC para ver se não há títulos protestados. Além disso, levante a ficha cadastral (certidões negativas de INSS, FGTS, Receita Federal, Junta Comercial, etc.)

Checagem técnica:

  • Tempo de atuação no mercado é importante
  • Empresa deve oferecer um projeto de acordo com a norma 15.806/2010, além de um projeto hidráulico para a instalação
  • Empresa deve informar como será feita a leitura do consumo, a gestão dos dados e tipo de atendimento/suporte após a instalação
  • Garantia dos produtos instalados deve constar em contrato
  • Empresa deve contar com quadro próprio de engenheiros e oferecer ART. E de preferência, serem habilitados pela concessionária de fornecimento de água local
  • Seguro de responsabilidade civil também é importante
  • Medidores devem têm lacres de segurança
  • Hidrômetros precisam ser cadastrados na concessionária local, e contar com certificação adequada
  • Atendimento pós-venda: é preciso explicar a tecnologia aos moradores

Problemas mais comuns na instalação de medidores de água individuais

  • Falta de água: encanamento não consegue abastecer todo o condomínio e, mesmo com o abastecimento regular, falta água no prédio em horários onde muitos moradores usam ao mesmo tempo
  • Alteração na potabilidade da água: reformas e obras mal acabadas podem gerar água parada e contaminação no abastecimento dentro do condomínio.

Dicas ao contratar empresa de individualização de água para condomínio

  • É importante que os medidores oferecidos pela empresa escolhida sejam “lidos” no mesmo período da concessionária local. Assim, o período cobrado é sempre o mesmo, o que deve fazer ‘bater’ os valores pagos pelos moradores
  • Os medidores só podem ser instalados na horizontal. Caso fiquem na vertical, vão registrar somente um consumo parcial do apartamento, sobrecarregando as áreas comuns
  • Aplicativo para acompanhamento de consumo em tempo real é um diferencial
  • Há softwares integrados ao sistema da administradora, que migram os dados de consumo automaticamente, evitando intervenções humanas
Empty state

Tem dúvidas sobre Individualização de água?

Faça perguntas para fornecedores e usuários ativos do SíndicoNet, é grátis! As respostas costumam ser rápidas e a sua participação ajuda a tornar a vida condominial mais fácil.

Pergunte no Conviver