O seu navegador está desatualizado :(

Acesse com um navegador moderno para usar o CoteiBem sem problemas. Saiba mais

×

Quer cotar Instalações elétricas em Minas Gerais?

Compare orçamentos de instalações elétricas e faça o melhor negócio para o seu condomínio!

Cote com múltiplos fornecedores

É grátis e seguro!

Fornecedores adicionados no pedido da cotação

Renato Dias

Oferecemos os seguintes serviços:\n- Projetos de Instalações Elétricas;\n- Execução de Projetos Elétricos;\n- Troca de Prumadas;\n- Instalações Industriais, Comerciais e Residenciais;\n- Projeto e Execução de SPDA (Sistema de Proteção contra Descarga Atmosférica);\n- Projeto e Execução de Instalações Fotovoltaicas (Utilização da luz solar para Geração de Energia Elétrica). ENERGIA SOLAR - Um conceito atual para o uso de Energia Renovável.\n

Stainer Engenharia

Serviços de elétrica, hidráulica, ar condicionado, civil (pintura, pedreiro, marceneiro) ,serralheria em geral portão eletrônico, interfone e câmeras. Estamos atuando também com serviços de portaria , conservação e limpeza. - Elétrica - Civil - Ar Condicionado - Hidráulica - Serralheria - Marcenaria - Limpeza - Conservação - Portaria

D.R.SOLUÇOES E INSTALAÇÕES LTDA

Construlink instalações Técnicas e Construções

NOSSOS PRINCIPAIS SERVIÇOS Projetos e instalações de Micro e Mini geração de energia distribuída, utilizando o sistema solar fotovoltaico. Projetos, construções e execuções de obras de reformas civis, comerciais, residências, bancárias, corporativas e condominial; Projetos e execuções de instalações elétricas, SPDA, PCI, CFTV, cabeamento estruturado com certificação Cat5e, 6 e 6A.

Gw Conservação e Limpesa

Contamos com uma infra-estrutura completa e flexível, onde o objetivo é preencher as necessidades de um mercado muito exigente, porém com um déficit no atendimento e na qualidade.

Engecyber

CFTV, Alarmes, Cerca Elétrica, Antena Coletiva, Interfones, Bombas, Geradores, Elétrica e Iluminação. - Câmeras de segurança CFTV - Alarmes - Antenas coletivas - Concertinas e cercas elétricas - Bombas d´água e geradores - Elevadores e plataformas - Elétrica e iluminação - Portão eletrônico - Contrato de manutenção preventiva - Energia fotovoltaica

Atualmente, é impossível imaginar o mundo sem energia elétrica. Em um condomínio, a eletricidade faz tudo funcionar: portaria, garagem, apartamentos, academia, elevadores, e por aí vai.

Mas quando se fala em energia elétrica, a primeira palavra que vem à cabeça é segurança. Afinal de contas, estamos falando de um sistema altamente perigoso que, se não for corretamente projetado ou manuseado, pode provocar acidentes graves, como eletrocussão e incêndios.

Normas que regulamentam serviços em instalações elétricas

Todos os serviços de instalação, manutenção e reforma realizados nas instalações elétricas devem atender, sobretudo, a duas normas: a NBR 5.410/2004 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão, e a NR nº 10/2014 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, do Ministério do Trabalho.

Também vale lembrar que o processo de emissão/renovação do AVCB (documento do Corpo de Bombeiros obrigatório em alguns estados, que atesta a segurança da edificação contra incêndios e deve ser renovado a cada 02 a 03 anos, dependendo da legislação do município) exige a apresentação de um Laudo Elétrico assinado por um empresa especializada, atestando as boas condições do sistema.

Periodicidade da revisão em instalações elétricas

De acordo com os especialistas entrevistados pelo SíndicoNet, o ideal é que prédios façam uma inspeção completa de toda a parte elétrica a cada cinco anos. Novas edificações podem esperar dez anos.

Ressalta-se que a inspeção diária nas instalações elétricas é o diferencial para identificar sinais de que algo está errado, como:

  • Energia que vive caindo
  • Luzes piscando
  • Tomadas superaquecidas
  • Pequenos choques
  • Queda frequente de disjuntores
  • Cheiro de queimado ou de fumaça

Obs.: A medida mais usada por condomínios que começam a sentir problemas elétricos é a troca do disjuntor. Essa, porém não é a melhor decisão a ser tomada. O ideal, em casos em que há quedas frequentes do disjuntor, é que seja feita a troca dos fios em questão, para que assim, o uso da energia elétrica aconteça de forma responsável.

Principais causas de acidentes com instalações elétricas

Sobrecarga: Toda fiação é dimensionada para suportar uma determinada corrente elétrica; quando há sobrecarga, ocorre um superaquecimento dos fios. Exemplo: muitas ligações na mesma tomada – a famosa gambiarra.

Curto-circuitos: Podem ser provenientes de instalações malfeitas. As ligações provisórias também constituem muito perigo. Certifique-se de que os fios foram devidamente isolados e bem protegidos e sempre utilize os serviços técnicos qualificados.

O que analisar na cotação com a empresa de manutenção das instalações elétricas:

Checagem geral

  • Verifique o tempo de atuação no mercado
  • Verifique possíveis reclamações em sites como ReclameAqui
  • Solicite referências de outros condomínios
  • Após escolher a empresa, analise o contrato social e faça buscas em cartórios de registros de títulos, bem como no Serasa e no SPC para ver se não há títulos protestados. Além disso, levante a ficha cadastral (certidões negativas de INSS, FGTS, Receita Federal, Junta Comercial, etc.)

Checagem técnica

  • Conferir se a empresa possui Engenheiro Eletricista legalmente habilitado e autorizado pelo CREA
  • Pedir o certificado de treinamento dos técnicos (carga horária mínima de 40 horas)
  • Exigir a emissão ART (Anotação de Responsabilidade Técnica)

Faça perguntas para fornecedores e usuários ativos do SíndicoNet, é grátis! As respostas costumam ser rápidas e a sua participação ajuda a tornar a vida condominial mais fácil.

Quer fazer perguntas para nossos fornecedores?

Pergunte no SíndicoNet

Você é um fornecedor?

Economize tempo e aumente suas vendas atendendo a pedidos de síndicos e administradores prediais.

Cadastre seus serviços