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OTIS

Sabemos o que é necessário para manter pessoas em movimento de forma tranquila e segura. Nossos fundadores estavam comprometidos com a entrega de um serviço extraordinário, e hoje mantemos esta promessa através de um atendimento personalizado. Disfrute da melhor oferta de serviços da indústria, com suporte 24 horas por dia através do nosso Centro de Atenção ao Cliente, técnicos com vasta experiência, ferramentas digitais de serviço, e o nosso compromisso de colocar suas necessidades em primeiro lugar. Conte com a Otis para serviços de manutenção, conservação e modernização de elevadores, escadas e esteiras rolantes.

Atlas Schindler

A Atlas Schindler fabrica, instala, moderniza e realiza serviços de manutenção em elevadores, escadas e esteiras rolantes em todo o Brasil.

O elevador é um meio de transporte vertical, cujas normas de segurança – além das estabelecidas pela ABNT –, são ditadas por cada município.

Devido à complexidade do sistema, é imprescindível que seja feita a manutenção mensal do equipamento por empresa especializada nesse tipo de serviço. Somente com profissionais habilitados é possível atestar o funcionamento e a segurança deste meio de transporte.

Tipos de contratos mais comuns para manutenção de elevadores

  • Cobertura simples (conservação) Compreende uma visita mensal de rotina, na qual são cobrados serviços básicos de mão de obra, como lubrificação de peças e pequenos ajustes, e não inclui a troca de peças. Nesse caso, é elaborado um orçamento à parte e, normalmente, o elevador fica parado até aprovação do síndico.

  • Cobertura parcial Além dos serviços básicos, o contrato inclui a substituição de peças que se desgastam no dia a dia. Para outros tipos de componentes, ainda é necessária a aprovação do síndico.

  • Cobertura total É o mais completo tipo de contrato (e mais caro), sendo nele incluídas todas as peças, com exceção dos amortecedores das portas, acessórios danificados por vandalismo, troca de interfones, pintura das portas e troca das luzes de emergência.

Saiba mais sobre Contratos de manutenção de elevadores

Serviços mais comuns na manutenção de elevadores

  • Troca ou encurtamento de cabos de aço
  • Substituição do elemento de tração desgastado pelo uso
  • Troca de óleo
  • Limpeza geral do sistema (casa de máquinas, cabinas, caixa do elevador, soleira, poço, etc)
  • Vazamento de óleo requer a troca do retentor. Atenção nesse caso, pois pode recair sobre as lonas de freios e comprometer o sistema de frenagem do equipamento
  • Testes do Limitador de Velocidade e do Freio de Segurança

O que analisar na cotação com a empresa de elevadores

Checagem geral

  • Verifique o tempo de atuação no mercado
  • Verifique possíveis reclamações em sites como ReclameAqui
  • Após escolher a empresa, analise o contrato social e faça buscas em cartórios de registros de títulos, bem como no Serasa e no SPC para ver se não há títulos protestados. Além disso, levante a ficha cadastral (certidões negativas de INSS, FGTS, Receita Federal, Junta Comercial, etc.)

Checagem técnica

  • Exija o registro da prestadora de serviço na Prefeitura
  • Empresa deve possuir registro no CREA (assim como os engenheiros)
  • Desconfie de preços muito baratos. A empresa pode empregar pessoas despreparadas para o serviço, utilizar peças recondicionadas, além de não dispor de estoque de peças de reposição suficientes
  • Solicite referências de outros condomínios

O que determinar no contrato de manutenção e conservação de elevadores

A manutenção de elevadores está entre as maiores despesas de um condomínio e as cláusulas presentes em contrato são extremamente importantes para garantir a segurança do prédio. Entenda o que você deve considerar no documento:

  • Vistoria inicial que ateste o estado atual dos componentes do sistema
  • Periodicidade das vistorias preventivas deve ser mensal. Uma vez por ano, solicite uma vistoria completa
  • Quais peças devem ser trocadas e com que frequência
  • Prazo contratual por prazo indeterminado, com aviso prévio de 30 dias para a rescisão, sem cobranças de multas abusivas
  • Cobertura de seguro de responsabilidade civil
  • Descrição dos serviços e itens não cobertos pelo contrato
  • Qual o percentual do índice de reajuste contratual
  • Atendimento 24h para emergências
  • Ordem de Serviço (OS) emitida a cada vistoria, indicando os serviços prestados e assinatura do engenheiro
  • Emissão de Relatório de Inspeção Anual (RIA), informando o número da OS, data de inspeção, nome da empresa, nome do responsável técnico com assinatura e seu número no CREA
  • Quais os procedimentos adotados no resgate de passageiros

Conheça as cláusulas abusivas nos contratos de manutenção de elevadores

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