O controle de acesso ao condomínio implica em fazer a gestão de entrada e saída de todas as pessoas do empreendimento, sejam elas moradoras, empregados, visitantes, funcionários ou prestadores de serviço. É uma forma de trazer mais segurança e também de conforto aos moradores. O controle de acesso também se estende aos veículos dos moradores, que devem ser checados no trânsito ao condomínio.
Há duas formas de se fazer o controle de acesso nos condomínios: manualmente ou de forma automatizada.
Como funciona o controle de acesso manual?
O meio mais tradicional nos condomínios que contam com portaria presencial é o porteiro ou controlador de acesso abrir e fechar o portão para os moradores, seja por meio de portão de pedestre ou de veículo (o que também pode ser feito com controle remoto dos moradores). No caso de visitantes de qualquer tipo - amigos, familiares, empregados ou prestadores de serviços -, o controlador de acesso deve anunciar o visitante para o morador e, mediante autorização expressa, liberar a sua entrada, registrando em um formulário de papel nome do visitante, documento, data e hora de entrada e depois dar baixa na saída. É um atendimento mais humanizado e personalizado e que requer constantes treinamentos e reciclagens dos profissionais para evitar distrações e golpes aplicados por infratores.
Leia artigo sobre controle de acesso
Ainda no caso de o condomínio ter portaria presencial, o controle de acesso poderá ser feito por meio de um sistema informatizado em que o funcionário irá inserir nome do visitante, documento, tirar uma foto, colocar data e hora de entrada e depois dar baixa na saída. O uso desse sistema já traz muitas vantagens em relação ao registro em papel:
- organização
- clareza
- padronização das informações inseridas
- maior segurança na guarda dos registros
- facilidade na busca de dados caso surja necessidade de checagem futura.
Como funciona o controle de acesso automatizado sem portaria presencial?
Neste caso, o condomínio escolhe uma solução tecnológica que atenda às suas necessidades, como portaria autônoma e portaria remota.
- portaria autônoma dispensa o monitoramento e o morador é responsável pela sua própria entrada e de seus visitantes por meio de uma solução integrada de software, hardware e internet. É uma opção econômica e eficiente, geralmente adotada por condomínios menores.
- portaria remota é uma solução mais sofisticada e completa, que conta com monitoramento e controle de acesso por meio de tecnologia avançada, sistema de câmeras, equipamentos e equipe treinada que atende remotamente. Saiba mais sobre portaria remota nesta matéria do SíndicoNet e também o que perguntar às empresas de portaria remota antes da contratação.
Como é feito o acesso das pessoas no caso de portaria automatizada?
Existem no mercado opções para cada situação em que uma pessoa tenha que acessar o condomínio. Moradores, veículos, funcionários e empregados fixos das unidades são todos registrados e podem acessar o condomínio por meio de:
- biometria: tecnologia que identifica as pessoas por meio de suas características físicas e comportamentais únicas (ou seja, quase impossível de copiar/falsificar), tais como impressão digital, reconhecimento facial, voz e íris. É uma das formas de identificação mais seguras existentes atualmente.
- tag, token, cartão de acesso: são dispositivos eletrônicos codificados que liberam a entrada do portador por aproximação a um leitor.
- QR code: é um código armazenado no celular da pessoa que é lido pelo dispositivo instalado no portão e libera a entrada.
Tag, token, cartão de acesso e QR code são práticos e podem ser cancelados em situações como mudança do morador, dispensa de funcionários ou assalto.
No caso de visitantes, eles se identificam pelo interfone do condomínio e o atendimento é todo feito remotamente pela equipe da empresa contratada, que pede autorização ao morador e pode fazer o controle de acesso solicitando os dados do visitante, registrando data/hora de entrada e de saída.
Quais são as vantagens da adoção do controle de acesso combinado à portaria remota?
Esta tendência de mercado traz uma série de vantagens aos condomínios:
- economia nas despesas com serviços de portaria, podendo chegar a uma redução de 50% neste item
- maior segurança ao reduzir riscos relacionados às falhas humanas, já que os protocolos costumam ser mais rígidos e não há ameaças de infratores, pois a equipe está distante e pode tomar providências
- em situações de alto risco ao condômino, os sistemas de portaria remota oferecem alarmes de pânico
- registro de imagens nas áreas comuns do condomínio para checagem em casos de ocorrências, suspeitas etc
Quais os cuidados que o síndico deve ter na hora de cotar e contratar uma empresa de controle de acesso?
- tempo de atuação no mercado
- checar possíveis reclamações em sites como ReclameAqui
- solicita referências de outros condomínios com os quais a empresa tenha contrato atualmente
- visitar alguns condomínios em que o sistema esteja implantado para conhecer na prática como funciona
- visitar a central de monitoramento para saber como funciona o sistema
- checar se a empresa é credenciada à Abese (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança)
- após escolher a empresa, analisar o contrato social e fazer buscas em cartórios de registros de títulos, bem como no Serasa e no SPC para ver se não há títulos protestados
- levantar a ficha cadastral (certidões negativas de INSS, FGTS, Receita Federal, Junta Comercial etc.)