Para que serve a limpeza de caixa d’água?
A limpeza de caixa d’água é uma manutenção obrigatória em condomínios para manter o reservatório em condições higiênicas adequadas para armazenar a água que é consumida no condomínio, assegurando a saúde dos moradores e funcionários. A água é usada para os mais diversos fins: ingestão, lavagem e preparo de alimentos para refeições, banho, uso na limpeza etc.
Por que fazer limpeza de caixa d’água em um condomínio?
Porque o reservatório limpo evita doenças, contaminações e entupimento nos encanamentos por acúmulo de sujeira no local. Importante lembrar que se algum condômino passar mal devido a má qualidade da água, o síndico poderá ser acionado, inclusive judicialmente, pois ele é responsável também por essa manutenção.
No intervalo máximo de 6 meses. Em São Paulo, por exemplo, a lei obriga a se fazer ao menos duas limpezas por ano. Assegure-se de que o serviço está sendo realizado de acordo com a legislação local.
Qual é a época mais adequada para fazer limpeza de caixa d’água?
Nos meses de outubro e fevereiro, para que o condomínio se prepare para o uso mais frequente da água no verão, e quatro meses depois fique com a caixa em dia para o inverno.
O que perguntar para um fornecedor durante a cotação?
- Há quanto tempo a empresa está no mercado?
- A empresa tem alvará da Vigilância Sanitária? Exija cópia do alvará com a devida validade.
- Pedir descritivo do escopo de trabalho.
- Funcionários receberam treinamento específico para esse serviço?
- Funcionários usam equipamento de proteção individual (EPI), como luvas, galochas, máscaras de proteção simples? É obrigatório, pois mexem com produtos químicos.
- O serviço inclui teste de potabilidade/ análise bacteriológica, feito por outra empresa/laboratório, que atesta a eficiência da desinfecção? Não deve ser a própria empresa para garantir a isenção da análise.
- Prazo de execução do serviço.
- Qual a forma de pagamento?
- A empresa fecha pacote anual?
- A empresa oferece garantia do serviço?
- Fornecer como referência pelo menos 3 condomínios com contato dos síndicos / administradoras que tenham sido atendidos nos últimos 6 meses.
Dicas
- Zelador ou síndico deve acompanhar o serviço e aproveitar para conferir com a equipe as condições de conservação do reservatório (estrutural e externa). Se tiver rachaduras, impermeabilização comprometida, tampa quebrada etc outras medidas de manutenção devem ser tomadas o mais rápido possível.
- Se a água da caixa for reprovada na análise de potabilidade, entre em contato com a empresa e peça nova limpeza.
- A tampa do reservatório deve estar bem fechada para evitar contaminação por insetos, fezes de pombos e aves etc. O ideal é fechá-la com cadeado.